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Arquitetos: LIN Architects
- Área: 50 m²
- Ano: 2023
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Fotografias:zhuo hongduo, chen zhitong
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pavilhão de Concreto é uma estação de bombeamento situada no campo, fora da vila de Eryuan Botou, em Yunnan, China.
Fora da vila, um belo campo encanta os sentidos com o coaxar de sapos entre as moitas de arroz, o rodopiar das hastes de arroz e o gotejar da leve chuva. A paisagem se estende com sinuosos meandros das montanhas e arrozais. No entanto, ao olhar do topo da colina oposta, os campos revelam uma cena diferente, com canais e caminhos dividindo os campos em fragmentos distintos.
A missão do museu é aproveitar a identidade do espaço para oferecer aos moradores e turistas vistas panorâmicas e fragmentadas dos campos simultaneamente. Na história recente, poucos edifícios marcaram a paisagem além de uma pequena casa de bombas, antecessora do pavilhão de concreto, onde os moradores costumavam buscar água e eletricidade.
A casa de bombas possui múltiplas identidades. Em meio a uma nova fase de construção rural, muitos projetos básicos e edifícios públicos na vila buscam uma renovação. Além de atender às necessidades diárias de água e eletricidade para irrigação, a casa de bombas possui uma identidade própria a ser considerada. Ao abordar o processo de design, os criadores se empenharam em interpretar essas identidades sob diferentes perspectivas.
Símbolo (interpretação de símbolos e reprodução de espírito): A abstração extrema de elementos culturais das vilas circundantes, traduzida para a espessura do espaço, é uma forma de manipular símbolos. O diálogo entre o espaço arquitetônico e o ambiente, assim como a interação com moradores e turistas, torna-se uma metáfora simbólica.
Forma (protótipo de modelagem e carnaval heterogêneo): Telhados inclinados, paredes de sombra, janelas altas e baixas, plataformas, degraus ascendentes e buracos de claraboia são alguns dos inúmeros elementos arquitetônicos da vila que se transformaram em símbolos arquitetônicos no espaço. Paralelamente, proporcionam diferentes formas de observação do ambiente e do espaço.
Elemento (interação entre elementos espaciais): Apesar dos elementos constituintes serem comuns à arquitetura, são organizados de maneira não convencional, como paredes de sombra com proporções ímpares, plataformas suspensas, escadas quebradas e claraboias com apenas uma fenda.
Diagrama (ferramentas de design e geração): Como uma manobra de projeto, houve uma busca por relações espaciais e abstração de conceitos espaciais. A experiência no espaço é dinâmica, sempre mutável e fragmentada, e a ilustração ajuda a reagir holisticamente às informações experienciais.
Espaço (forma completa vs. interior fragmentado): O exterior da forma é simbólico para os moradores, mantendo uma certa integridade. O interior do espaço é fragmentado, guiado por uma grande escada que se estende para o interior e para os lados do espaço. A clarabóia foi projetada para adicionar interesse à exploração.
Diálogo com as quatro estações no campo (múltiplas identidades): Em Yunnan, o clima nos campos é imprevisível, com chuva ao longo do dia em estações sempre coloridas. Os elementos naturais adicionam gestos à pele do edifício, tornando a fachada um pincel no campo.
Materiais: Considerando a necessidade de esclarecimento e assentamento da terra agrícola, a estrutura principal de aço e as placas de concreto suspensas foram escolhidas. A estrutura de aço possui três camadas para moldar diferentes espaços, e a pele é feita de painéis de concreto para refletir a interação com elementos ambientais.